Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




PRE_Premios Mesa Marcada_Preferidos 2017_0009 (3).jpg

 

João Rodrigues volta a repetir a “dobradinha” e vence a 9ª edição dos prémios do Mesa Marcada, conquistando o 1º lugar, quer na categoria de Chefes, quer na de restaurantes - com o Feitoria, do Hotel Altis Belém (Lisboa).

 

Nas categorias especiais, houve outra vitória dupla, e agora para o Norte, com Vasco Coelho Santos e o seu Euskalduna (Porto) a ganharem os títulos de Chefe Revelação do Ano Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano, respectivamente.

 

 

Por sua vez, o prémio “Mesa Diária” foi para a Taberna Ó Balcão, em Santarém, cabendo ao JNcQUOI (Lisboa) a conquista do Prémio Especial Quinta do Ataíde Restaurante Novo do Ano. 

 

Nesta edição, o Mesa Marcada introduziu ainda o Prémio Maria José Macedo – Produtor / Fornecedor do Ano, atribuído a Pedro Bastos, da Nutrifresco, após consulta a alguns dos principais chefes a trabalhar em Portugal.

  

Confira os resultados abaixo:

 

Tabela_MM2017.jpg  

Esta voltou a ser uma edição bastante bem disputada, sobretudo na parte dos restaurantes, com o Feitoria, Ocean e Belcanto a disputarem o lugar cimeiro, ainda que a partir de determinado momento o restaurante do Hotel Altis Belém tenha começado a assumir a liderança, mantendo-a até ao final. No Top 10 de restaurantes, destacam-se ainda dois espaços da zona do Porto, o Euskalduna Studio, que entrou directamente para a 8ª posição, o que lhe valeria, como já referimos acima, o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano, e o Yeatman, de Ricardo Costa que ficou em 5º lugar, subindo duas posições. Também o Loco de Alexandre Silva, consolidou o seu bom momento perante o júri ao tomar o 4º lugar (subindo um degrau, face a 2016).

 

Já na categoria de Chefes, João Rodrigues liderou tranquilamente desde o primeiro momento enquanto José Avillez, o chefe que mais vezes venceu os prémios do Mesa Marcada, manteve o 2º lugar da edição anterior. De destacar de novo a subida de Ricardo Costa, do Yeatman, e, sobretudo, as subidas de Vasco Coelho Santos, do Euskalduna (Porto) e de João Oliveira, do Vista (Portimão), que entraram no Top 10, galgando dezenas de posições – o bom desempenho de Coelho Santos valer-lhe-ia, como já mencionámos, o Prémio Chefe Revelação do Ano.

 

Outra grande disputa deu-se no “Mesa Diária”, um prémio para restaurantes de preço mais acessível que até hoje tinha tido sempre como vencedor, a Taberna da Rua das Flores (Lisboa). Porém, desta vez, e apenas por uma nomeação a mais, a vitória coube a outro taberneiro, o ribatejano Rodrigo Castelo, com a sua Taberna Ó Balcão (Santarém), numa categoria onde dois outros restaurantes se destacaram dos demais, o Noélia e Jerónimo (Cabanas de Tavira) e a Taberna Sal Grosso (Lisboa).

  

Por último, entre os restaurantes que abriram portas em 2017, o JNcQUOI, levou de vencida a comenda - o Prémio Especial Quinta do Ataíde Restaurante Novo do Ano – ao alcançar a 35ª posição, uns furos acima dos restaurantes que se lhe seguiram na classificação, o Local (41º) e o Pesca (42º).

 MM_Pref2017_72N.jpg

De destacar ainda que “Os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos do Mesa Marcada", continua a ser a única premiação de âmbito nacional que resulta da votação de um painel alargado e diversificado de pessoas ligadas ao meio gastronómico.

 

Nesta edição referente a 2017, houve renovação no painel do júri (saíram 34 membros; entraram 40 novos) que voltou a ter a maior participação de sempre. Responderam ao nosso desafio, 153 votantes (+6 do que o ano passado), entre chefes de cozinha (44%), responsáveis por restaurantes (9%), jornalistas, bloggers, críticos (24%) e gastrónomos (23%).

 

Mas esta iniciativa e, sobretudo a cerimónia, que acabou há instantes no Alcântara Café, em Lisboa, só foi possível graças ao apoio de diversas entidades e colaboradores: os patrocinadores principais Symington (Quinta do Ataíde – Douro) e  Estrella Damm, a parceria do Penha Longa Catering, que cedeu o espaço e forneceu tudo o que de bom se comeu no evento. Um agradecimento especial ainda à Samsung , ao Hotel Tivoli Avenida, à designer Cristina Gomes, e à equipa de O Apartamento, que trabalharam arduamente connosco nesta edição.

 

As listas completas, bem como o painel do júri que participou na votação podem ser consultados, aqui (Restaurantes) aqui (Chefes), aqui (Mesa Diária) e aqui (júri).  

 

Para saber o que são e como se atribuem estes prémios clicar aqui.

 

Leia ainda:

publicado às 22:31


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog