Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




7Q4B6455.png

Como diz o ditado, não há duas sem três e pelo terceiro ano consecutivo, João Rodrigues volta a vencer o Os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos do Mesa Marcada, quer na categoria de Chefes, quer na de restaurantes, com o Feitoria, do Hotel Altis Belém (Lisboa).

 

 

A cerimónia, que terminou há instantes no Four Seasons Ritz Hotel Lisboa, teve ainda outro grande vencedor: António Galapito, que arrecadou os prémios especiais Makro Chefe Revelação do Ano e Estrella Damm Destaque do Anoeste último com o seu restaurante Prado.

 

Já o Prémio Especial Bom Sucesso Mesa Diária foi para a Taberna Sal Grosso, em Lisboa, que já tinha sido um dos mais votados nesta categoria, na edição passada. Por sua vez, o Epur, que marca o regresso de Vincent Farges a Portugal, conquistou O Prémio Especial Graham’s Restaurante Novo do Ano. 

 

Na cerimónia, em que se celebrou também o décimo aniversário dos prémios, fez-se uma retrospectiva da sua evolução ao longo destes anos, ocasião que serviu para consagrar José Avillez atribuindo-lhe o Prémio 10 Anos Mesa Marcada, por ter sido o Chefe que mais vezes venceu nesse período (6 vezes como Chefe e 6 como restaurante – 4 vezes com o Belcanto e 2 com o Tavares).

 

Mas o 10º aniversário deste blogue foi ainda pretexto para instituir o Prémio Cutipol Carreira, para premiar o percurso de um chefe ainda no activo. O vencedor, como já tínhamos anunciado antes, foi Dieter Koschina, do Vila Joya, numa eleição votada por um painel de jurados constituído por 20 chefes que integraram o top 10 e venceram os prémios especiais nos últimos cinco anos. Este mesmo painel, serviu igualmente para eleger O Lugar do Olhar Feliz de Ann e Jean-Paul Brigand, como vencedores do Prémio Maria José Macedo – Produtor / Fornecedor do Ano.

 

Outra novidade desta edição foi a criação do Prémio Especial Delta Chefe de Pastelaria do Ano, cujo vencedor foi Joaquim Sousa, da Ladurée /JNcQuoi. Este galardão foi votado também por um painel específico, neste caso, composto por 27 jurados, todos eles da área de pastelaria.

 

Este prémio, tal como o de produtor/fornecedor do ano, enquadra-se numa intenção pretendemos dar continuidade no futuro, o de premiar – e com isso contribuir para valorizar dignificar – outras áreas da gastronomia e da restauração.

 

Porém, os Prémios do Mesa Marcada não vão desviar o foco de continuar a realizar um ranking dos melhores do ano, ou, como gostamos de chamar, um ranking d’ Os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos do Ano. Prova disso foi o empenho que tivemos nesta edição, ao alargar o número de jurados, dando seguimento a uma mais valia que certamente nos é reconhecida: o de sermos os únicos prémios em Portugal que resultam de uma lista alargada e abrangente de pessoas do meio. Este ano foram 208, os membros do júri, entre chefes de cozinha (47%), responsáveis e pessoas com outras funções em restaurantes (13%), jornalistas, bloggers, críticos (20%) e gastrónomos (20%).

 

Confira os resultados abaixo:

 

Rank_MM2018_OK.jpg

 

Analisando os resultados de Os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos 2018agora revelados, as grandes novidades no top 10, para além da entrada dos restaurantes Prado e Epur e do chefe António Galapito, foi a subida de dois lugares, do Alma (é agora 4º) e do Euskalduna (6º) e dos seus chefes, Henrique Sá Pessoa e Vasco Coelho Santos, que subiram três e quatro posições, ocupando agora o 3º e 4º lugares, respectivamente. De resto, na lista de restaurantes o pódio mantém-se igual: Feitoria, Ocean e Belcanto, enquanto nos chefes, João Rodrigues e José Avillez, lideram os lugares cimeiros, enquanto Hans Neuner caiu uma posição, para 4º, por troca com Sá Pessoa.

 

Disputa voltou a existir no agora denominado Prémio Especial Bom Sucesso Mesa Diária, com a Taberna Sal Grosso a superar o Prado por apenas dois votos (21 vs. 19). Por sua vez entre os restaurantes que abriram em 2018, o Epur, de Vincent Farges, foi o que se classificou melhor (9º lugar), e por isso ganhou o Prémio Especial Graham’s Restaurante Novo do Ano. Os candidatos mais próximos foram o Ceia, de Pedro Pena Bastos, em 15º, e o Sála, de João Sá, em 24º lugar.

7Q4B6521.jpg

 

Por último, resta-nos agradecer a todos os que estiveram presentes da cerimónia e aos que a tornaram possível: os patrocinadores principais Symington (Porto Graham’s), Estrella Damm e Cutipol, os patrocinadores dos prémios especiais, Makro, Delta Cafés e Arroz Bom Sucesso e ao um parceiro muito especial, o Four Seasons Ritz Hotel Lisboa, que cedeu o espaço e forneceu tudo o que de bom se comeu no evento. Um obrigado ainda à Portfolio Vinhos, pelo champanhe Pol Roger (com que festejámos o 10º aniversário), à designer Cristina Gomes, e à equipa de O Apartamento, que trabalharam afincadamente connosco nesta edição.

 

As listas completas, bem como o painel do júri que participou na votação podem ser consultados, aqui (Restaurantes) aqui (Chefes), aqui (Mesa Diária) e aqui (júri). 

 

 

Leia ainda:

publicado às 21:15


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.01.2019 às 19:38

Apesar do relativismo dos prémios do Mesa marcada, gostava de realçar a 1.a experiência gastronómica, que tivemos , na semana passada no Épur (interessante a origem do nome - frase de Galileu e verbo épurer). Excelente!
Parabéns ao Chef Vincent Farges e equipa pelos sabores, produtos (saliento o robalo de mar e o pombo de Anjou), texturas , sequência, peças utilizadas......! A gastronomia no seu melhor!
Ficámos também satisfeitos pela atribuição de prémios a Chefs, que já conhecemos e onde tivemos boas experiências : Alexandre Silva (Bocca e agora Loco), Ricardo Costa (Yeatman), Hans Neuer (Ocean), Avillez (Belcanto) e João Rodrigues (Feitoria)

Maria Lisete Madureira V.Costa

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Veja as listas completas aqui



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Calendário

Janeiro 2019

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes

  • Anónimo

    Muito obrigado pela conversa bem interessante.Sei ...

  • Adriano

    A única maneira de responsabilizar pelo no show é ...

  • Duartecalf

    Obrigado pela longa e interessante resposta.Afinal...

  • José

    Na realidade cada pessoa interpreta um texto à sua...

  • Duartecalf

    Admitindo que todos os restaurantes podem ter a po...