Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




chefes.jpeg

Grande jantar em perspectiva para a próxima sexta-feira, dia 26, no Eleven. É que o chefe Joachim Koerper, a propósito deste ano Lisboa ser Capital Ibero-Americana da Cultura, vai reunir no seu restaurante estrelado da cidade um grupo de sete chefes do melhor que há, vindos de Portugal e da América Latina.

 

 

Ninguém melhor do que ele, que também tem uma estrela Michelin no Eleven do Rio de Janeiro. E é de lá que vem outro chefe estrelado, Felipe Bronze,  do restaurante Oro, que terminará a parte salgada do menu com um prato que se adivinha poderoso: costela de porco, goiabada picante e tutu de lentilha. No México e no Chile não há guia Michelin, mas a lista  com dos "50 Melhores Restaurantes do Mundo" costuma ser generosa com a chefe mexicana Elena Reygadas, que em 2014 chegou ser eleita a melhor chefe da América Latina, e com Rodolfo Gúzman, cujo Bogaró, em Santiago do Chile, tem sempre obtido boas classificações. Estes dois chefes ficarão responsáveis pelas sobremesas, respectivamente ervas frescas, azeite, gelado de alecrim, mole negro, amendoim e tomilho-limão e "Ice Brulée + Rose of the Year Sandwich". O outro latino-americano, Jorge Muñoz, é peruano, mas trabalha em Barcelona, onde chefia o Pakta (uma estrela Michelin), um dos restaurantes de Albert Adrià na cidade. Vai apresentar, como entrada, “A Palomita “ (pipoca, em espanhol).

 

Mas a parte portuguesa também é de luxo. Temos Leonel Pereira, que vem do São Gabriel (uma estrela), em Almancil, para apresentar lulas cozinhadas a frio com citrinos e caviar, e Ricardo Costa, vindo do The Yeatman (duas estrelas), em Vila Nova de Gaia, com uma "Caldeirada Nacional". Segue-se uma cataplana de lavagante, por Joachim Koerper, e outro chefe de Lisboa, José Avillez, que traz do Belcanto (duas estrelas), um "Rabo-de-Boi". Tudo isto fica em 130 euros, incluindo vinhos da alentejana Herdade do Esporão. No dia seguinte, é precisamente para o Alentejo que os chefes seguirão, para um programa que lhes quer mostrar um pouco da gastronomia portuguesa. Esperemos que aproveitem bem a oportunidade.

 

Eleven, Rua Marquês da Fronteira Jardim Amália Rodrigues, Lisboa | Reservas: 21 386 2211

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:24



Patrocínio


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira as listas completas



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub



Calendário

Maio 2017

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Comentários recentes

  • Mesa Marcada

    “Vamos reinventar os nossos compromissos profissio...

  • Anónimo

    E os motivos? Quais foram?

  • Anónimo

    Mugaritz,O restaurante onde como cliente mais me s...

  • Duartecalf

    Gostei muito do texto, mais "emocional" do que é c...

  • Osvaldo

    Caro Miguel Pires, tive, também felizmente a possi...