Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Joachim Koerper fecha Eleven Rio

por Duarte Calvão, em 09.12.17

 

A crise que o Brasil atravessa e, em particular, o Rio de Janeiro, com os conhecidos problemas de segurança, são as principais razões que terão levado o chefe Joachim Koerper a dar por terminada a sua experiência carioca, encerrando o Eleven local após três anos de funcionamento, coroados com a conquista de uma estrela Michelin. “Muitos dos nossos clientes já têm até receio de sair à noite”, explicou o chefe alemão ao Mesa Marcada. “Além disso, parece-me que o tipo de cozinha que fazíamos nem sempre é bem recebida no Rio, ao contrário do que acontece, por exemplo, em São Paulo”, acrescenta. A alta renda paga pelo restaurante, localizado em plena Vieira Souto, avenida marginal de Ipanema, também não terá ajudado.

 

 

Mas esperemos que seja um caso de “males que vêm por bem”, porque Joachim Koerper pretende agora dedicar mais tempo ao Eleven de Lisboa, ao qual sempre se manteve ligado, tendo inclusive apresentando recentemente uma nova carta à Comunicação Social. Como tive oportunidade de comprovar, continua-se a cozinhar belissimamente no restaurante do alto do Parque Eduardo VII. “Sempre considerei Lisboa a minha casa, a minha cidade, e aqui no restaurante precisam de mim. Estou quase com 65 anos e é altura de ter uma vida mais tranquila”, considera Joachim Koerper, que mantém a consultoria do William, no Hotel Reid’s, no Funchal (uma estrela Michelin) e do restaurante da Herdade da Malhadinha, no Alentejo.  

 

O chefe alemão não põe de parte a hipótese de voltar a trabalhar no Brasil, nomeadamente com algumas consultorias em São Paulo, mas garante que no Rio é que nunca. Quanto ao Eleven carioca, ficou sob responsabilidade do gerente e escanção Jorge Nunes, que entrou para o Eleven Lisboa há mais de 12 anos e depois seguiu para o Rio. Ao que parece a casa reabrirá no início do próximo ano com outro nome e outro conceito.

 

Foto: Divulgação/Rodrigo Azevedo

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:08



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira as listas completas



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub



Calendário

Dezembro 2017

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Comentários recentes

  • Leitor

    As pétalas estão no ponto já prato e sobremesas tê...

  • André Miguel

    Por falar em Alentejo... que tal está o Pica Miolo...

  • Anónimo

    Cá temos um exemplo da verdade universal do “mais ...

  • Anónimo

    Acho que não lhes vou dar oportunidade, parece que...

  • Anónimo

    Nao aconselho, procure mais avaliações sobre o loc...