Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Magnus Nilsson de saída do Fäviken

por Miguel Pires, em 07.05.19

Magnus_Nilsson.jpg

Num comunicado na sua conta do Instagram, o chef sueco Magnus Nilsson, um dos chefes mais importantes nova cozinha nórdica, anunciou esta segunda-feira que vai sair em Dezembro do Fäviken, o restaurante onde há 10 anos iniciou a sua carreira como chefe principal. 

Magnus não dá grandes pormenores em relação à razão que o faz largar o restaurante mas adianta que se sente "um pouco cansado depois de todo esse tempo empurrando o desenvolvimento do restaurante para a frente".

 

O sueco de 35 anos afirma ainda que decidiu comunicar agora quando as reservas já estão completas até ao fecho do restaurante, a 14 de Dezembro, e que o fez deliberadamente de modo a evitar romarias devidas ao encerramento. "Quero que as pessoas (...) venham cá para desfrutar o Fäviken e o que temos para oferecer, não porque acabará em breve, mas porque é uma magnífica experiência de restaurante neste momento".

 

Por fim, Magnus refere ainda, no post, cuja tradução reproduzo abaixo, que deu uma entrevista ao LA Times (aqui) onde fala do tema com mais profundidade e informa os media que quer passar os últimos meses tranquilamente no restaurante sem dar mais entrevistas a falar sobre o assunto ou sobre o futuro. Aqui fica o comunicado:

 

"Queridos amigos,

Com esta nota, gostaria de lhe dizer que esta próxima temporada será a minha última no Fäviken Magasinet. Tenho sido chefe, aqui, há mais de dez anos e tem sido incrível.

De forma incomum no início da minha carreira, tive a oportunidade de desenvolver e operar um ambicioso restaurante de uma maneira que a maioria dos chefes só pode sonhar. Tive a chance de trabalhar ao lado da melhor equipa que poderia ter desejado, cozinhar para os convidados mais fantásticos (principalmente). O Fäviken tem sido um projecto em que tenho desfrutado de um enorme apoio da família Brummer, proprietários e meus parceiros comerciais. Fui autorizado a crescer e desenvolver-me, e desfrutei de total liberdade criativa.
Foi uma decisão difícil, mas que acredito ser a certa. A noite de 14 de Dezembro de 2019 será a minha última.


Queria compartilhar esta notícia agora, quando a próxima temporada já está lotada, para não motivar os convidados a virem aqui apenas por causa das notícias em si. Espero que o meu último meio ano no Fäviken seja como de costume e que as pessoas venham cá para desfrutar o Fäviken e o que temos para oferecer, não porque acabará em breve, mas porque é uma magnífica experiência de restaurante neste momento. Nós nunca fomos realmente melhores.

 

Quando terminar aqui, vou passar um tempo com minha família, reflectir, pescar, jardim, escrever, descansar e me encaixar fisicamente e mentalmente. Não vou mentir, estou um pouco cansado depois de todo esse tempo empurrando o desenvolvimento do restaurante para a frente. Gostaria de agradecer a todos por virem cá para trabalhar, comer, compartilhar e fazer parte do que Fäviken tem sido e será por mais algum tempo.

 

Dei uma entrevista sobre este assunto, (ao LA Times) para dar um pouco mais de profundidade. Para quem estiver interessado, link está na bio. Aos meus amigos que trabalham na media: quero passar meu último semestre em Fäviken curtindo meu trabalho no restaurante, sem falar sobre o que foi e o que está por vir. Lamento muito por não me disponibilizar para mais entrevistas neste momento. Espero que entendam.

 

Obrigado a todos!

Magnus Nilsson"

 

Infelizmente não tive a oportunidade de visitar o Faviken - conta quem lá foi que é toda uma uma experiência: a viagem, o jantar, a estadia, o pequeno-almoço - mas tive a oportunidade de falar com o Magnus Nilsson e experimentar os seus pratos, elaborados com produtos portugueses, quando participou, em 2012, no Festival do Vila Joya, conforme podem ler aqui.

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:10



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Veja as listas completas aqui



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Calendário

Maio 2019

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Comentários recentes

  • Artur Hermenegildo

    Já fui comer o menu de almoço e é de muito boa qua...

  • Paulo Guerra

    E como é óbvio não se vende Lisboa com metade do f...

  • Paulo Guerra

    Apesar de chegar tarde gostava de comentar a temát...

  • Artur Hermenegildo

    Pois, isto tudo concentrado num mês é o diabo para...

  • Anónimo

    Um bom restaurante a carta é curta, quando a carta...