Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Mal sabia o economista Dr. Braz Lopes que a sua vida seria marcada por um bolo. Na verdade, foi mais quando decidiu enveredar pela cozinha, estabelecendo-se num restaurante no primeiro piso do Mercado de Santa Clara, à lisboeta Feira da Ladra, que a coisa começou a mudar. Atento ao que se fazia lá fora, traria depois até nós a Cozinhomania, loja que rapidamente ganhou fama não só pelos utensílios culinários que então pouco se viam por cá, como também por um extenso e original programa de aulas com professores tão distintos quanto Maria Paola Porru, Paulina Mata, Joaquim Figueiredo, Luís Baena ou Augusto Gemelli.
E foi nessa loja, já em Campo de Ourique, que nasceria O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, uma resposta que dava de brincadeira a quem lhe perguntava se o bolo era bom, mas que viria a ser um extraordinário êxito, ganhando espaço próprio em 2002 e espalhando-se por Portugal, Brasil, Espanha, EUA e até Austrália. E o futuro dirá aonde mais irá parar, porque continua a encantar gulosos mundo fora. Autor do livro "O Melhor Livro de Chocolate do Mundo" (ed. Casa das Letras), Carlos Braz Lopes é um homem de muitos amigos, grande generosidade, bom gosto e excelente sentido de humor, razão pelo qual fomos falar com ele, prosseguindo esta série de entrevistas quinzenais patrocinadas pela cerveja Estrella Damm, no âmbito do seu apoio à gastronomia.
Consegue dormir sabendo que é responsável pela praga de “melhores isto e aquilo do mundo” que invadiu a gastronomia portuguesa?
Durmo e muito bem e contente pois, apesar dessa praga ,deixei os portugueses mais convencidos de que fazem coisas boas, algumas terão sucesso outras não . Mas acho que até à data nenhum como o meu . Mas que a frase já chateia já.
É mesmo o melhor bolo de chocolate do mundo ou melhor nome de bolo de chocolate do mundo?
Quem pode dizer que faz " o melhor do Mundo " seja do que for ? Mas que tive uma ideia de génio tive e na altura não me apercebi disso , depois começaram a comentar .
Há quem diga que o melhor doce que faz é leite creme…
Pois há , como costumo dizer estas minhas mãozinhas afinal fazem outras coisas boas .
Pela Cozinhomania passaram nomes famosos a dar aulas. Os melhores professores eram cozinheiros profissionais ou amadores?
Ainda hoje encontro pessoas com saudades da Cozinhomania e elas frequentavam os dois géneros . Claro que os profissionais têm técnicas que os distinguem, mas para as cozinhas étnicas escolhi sempre pessoas oriundas dos respectivos países e acho que só se ganhava com isso.
Fazer um bom cozido à portuguesa, como o que era servido no Mercado de Santa Clara, tem algum segredo?
Que saudades. O cozido à portuguesa do Mercado Sta Clara era um todo, o local que era lindo, os produtos de boa qualidade, talvez algum truque do meu chefe e a forma como era servido. Alguns desses nomes famosos referidos eram fãs .
Consegue compensar com exercício físico uma dose moderada de disparates alimentares?
Sim , mas sai-me do pêlo. Adoro comer, detesto correr...
"Tive uma ideia de génio, mas na altura não me apercebi disso", confessa o autor d'O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, copiado um pouco por todo o lado a ponto de "já chatear"
Fora o famoso bolo, tem alguma receita que considere de sua autoria ou preferiu sempre seguir a tradição?
Geralmente, na primeira vez faço pela receita. Na seguinte, já não.
Muita gente irrita-se com o que considera “a moda dos chefes”. Vem aí uma avalanche de estrelas Michelin para Portugal e o papel dos chefes vai ser ainda mais valorizado. Vai ficar contente ou irritado com tanto estrelismo?
Se for merecido, contente. Durante tempo como se sabe não era o nome do chefe que levava as pessoas aos restaurantes, muitas vezes era o dos donos, alguns até cozinhavam. Mas havia também uns bons cozinheiros por trás . E estamos num novo mundo da gastronomia em que essas estrelas são valor.
A inveja do êxito é realmente uma marca portuguesa ou existe um pouco por todo o lado?
A inveja por aqui é mesmo uma chatice .
Já pendurou as chuteiras ou ainda vamos ver um novo projecto Carlos Braz Lopes?
Nunca digas não.
Patrocinio:
Posts Relacionados:
. Menu de interrogação - 10 perguntas a Manuel Salgado
. Menu de interrogação - 10 perguntas a Ana Moura
. Menu de interrogação - 10 perguntas a Maria de Lourdes Modesto