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Não são (só) "vinhos naturais", são bons

por Miguel Pires, em 16.11.16

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Ontem, na galeria Passevite, em Lisboa, Tiago Teles (na foto) e António Marques da Cruz apresentaram os seus vinhos Raiz (uma novidade - um loureiro diferente da região dos vinhos verdes), Gilda, Maria da Graça (rodos do primeiro), Quinta da Serradinha (tintos e brancos, do segundo) e Utopia dos Cozinheiros (uma parceria entre os dois).

 

 

Ambos produzem vinhos genuínos, cheios de carácter, com pouca intervenção, mas feitos com conhecimento. Não são bons por serem "vinhos naturais", mas por serem bons e agradáveis de beber. Revelam por vezes alguma instabilidade mas é também isso que os torna interessantes. Afinal estamos a falar de matéria viva e não de coca-cola.

 

Lá fora este tipo de vinhos aparecem cada vez mais mais na carta dos restaurantes mais badalados e não apenas nos mais alternativos Nomas e neo-bistrots parisienses, como acontecia até há uns anos. Por exemplo um dos escanções mais apaixonados por eles tem sido Josep Roca do Celler de Can Roca (a propósito não percam o seu mais recente livro "Tras Las Viñas").

 

E a razão para uma maior aposta nestes vinhos não tem só a ver com a sua filosofia, mas também pelo seu perfil gastronómico. Porém, por cá, ainda que o panorama tenha vindo a mudar lentamente, não vejo a mesma atenção e interesse por parte dos nossos escanções. Se um chefe quer ter este ou aquele ingrediente chegando mesmo a ir ao produtor conhecê-lo, porque não fazer um esforço para entender também melhor este produto liquido?

 

Os vinhos do Tiago Teles e do António Marques da Cruz (Quinta da Serradinha), bem como outros distribuídos por Os Goliardos, podem ser encontrados em algumas lojas (ou no próprio site da distribuidora) e em restaurantes (e afins) como o Café Tati, À Margem, Os Gazeteiros, Leopold, 1300 Taberna, Boi Cavalo, entre outros.

 

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publicado às 09:58



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

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Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

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