Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




 

Bonsai_porta.jpg

O Bonsai, o mais antigo restaurante de Lisboa com 32 anos de existência, vive um momento de mudança. Após três anos a chefiar a casa – e mais um integrando a equipa do chefe anterior, Ricardo Komori -, Lucas Azevedo vai deixar esta casa do Bairro Alto no dia 19 deste mês para fazer uma pausa, durante a qual pretende ir até ao Japão “aprender mais”, segundo disse ao Mesa Marcada. Para o seu lugar, devendo começar em Outubro, entra o experiente chefe japonês Shinya Koike, nascido em Tóquio há 61 anos, que nos últimos 25 anos teve restaurantes em São Paulo e no Rio de Janeiro.

 

 

Lucas Azevedo, nascido no Estado do Rio de Janeiro, em Cabo Frio, há 33 anos (em Portugal desde 2001), conta como se deu a mudança: “Quando eu há uns anos decidi estudar melhor a cultura e a cozinha japonesa, fui para o Japão e um dos meus professores foi o Shinya  Koike, que, apesar de viver em São Paulo, ia lá bastantes vezes. Quando o Bonsai fez 30 anos, convidei-o para vir fazer dois jantares com a gente. Ele adorou a cidade e achou extraordinárias as condições que aqui temos. Tinha acabado de mudar o restaurante de São Paulo para o Rio, mas depois veio esse período difícil para a cidade... Por isso, quando eu pensei em sair, convidei-o para vir para o meu lugar e ele, depois de ter negociado com os proprietários do Bonsai, decidiu vir para Lisboa”.

 

Quanto ao estilo que o novo chefe japonês vai imprimir ao restaurante, que tem muitos “fiéis” há muitos anos, Lucas Azevedo ainda não sabe dizer. Mas sabe que Shinya Koike está apto para fazer uma cozinha mais simples, no registo actual do Bonsai, mas também a mais elaborada, no chamado estilo “kaiseki”. Ou seja, parece que vamos ter entre nós mais um chefe japonês bem interessante e experiente.

 

Quanto a Lucas Azevedo, que conquistou muitos admiradores nestes três anos à frente da casa, pretende despedir-se em grande, com um jantar no dia 19 de Julho, com André Cruz, subchefe do restaurante Feitoria (hotel Altis Belém, Lisboa, com uma estrela Michelin), “em que se irá celebrar a cozinha japonesa e portuguesa em diálogo”, com pratos com um produto principal tratado das duas formas. Custa 75 euros por pessoa, com reserva obrigatória através do tel. 213 462 515 ou bonsailisboa@gmail.com.

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 01:25



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira as listas completas



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub



Calendário

Julho 2018

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Comentários recentes

  • Leitor

    As pétalas estão no ponto já prato e sobremesas tê...

  • André Miguel

    Por falar em Alentejo... que tal está o Pica Miolo...

  • Anónimo

    Cá temos um exemplo da verdade universal do “mais ...

  • Anónimo

    Acho que não lhes vou dar oportunidade, parece que...

  • Anónimo

    Nao aconselho, procure mais avaliações sobre o loc...