Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Quem são os pais da cozinha moderna portuguesa?

por Duarte Calvão, em 21.03.18

 

Aqui está um bom artigo, que foi tema de capa da última revista “Evasôes”, do Diário de Notícias. É interessante verificar um certo acordo entre as pessoas consultadas quando se pergunta quais os “pais” da moderna cozinha portuguesa e julgo que as opiniões estão bem fundamentadas. Paulina Mata, Teresa Vivas, Virgílio Gomes, Paulo Amado, Fortunato da Câmara e eu próprio (desculpem a presença, os outros fazem declarações bem mais completas, por isso vale a pena). É importante saber de onde viemos e quem mais contribuiu, por vezes pagando um preço elevado pela ousadia, para o bom momento que a nossa cozinha atravessa. Artigo completo a ler aqui.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:06


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.03.2018 às 10:58

Nao me levem a mal mas nao.mencionar o joaquim Figueiredo e esquecer o que ele deu a gastronomia portuguesa bem antes desta moda nova com todo o respeito a todos os chefes mencionados que sao grandr cozinheiros mas o joaquim e o vitor sobral para mim sao os pais da nova gastronomia portuguesa
Sem imagem de perfil

De Duartecalf a 21.03.2018 às 16:49

??

"Por último, Joaquim Figueiredo, porventura o nome deste grupo que menos dirá ao grande público por se encontrar desde 2004 radicado em França, onde dirige, juntamente com a mulher, o Hôtel de France, em Maubourges. Em Portugal passou pelo Ritz Lisboa, pelo Consenso, pelo Café da Lapa, e não foi esquecido: «Lembro-me de que o primeiro contacto com a sua cozinha me marcou profundamente, me fez perceber que havia um mundo para além daquilo que conhecia», recorda Paulina, que enfatiza ainda o facto de «ter sido um dos primeiros chefes a associar o seu nome a um produto porque acreditava nele». Refere-se à hoje difundida flor de sal."

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira as listas completas



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub



Calendário

Março 2018

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Comentários recentes

  • Paulina Mata

    Duarte, curiosamente e por mera coincidência, tamb...

  • Anónimo

    OBRIGADO PELA BOA LEITURA COMO SEMPRE ASSUNTO MUIT...

  • Artur Hermenegildo

    Subscrevo inteiramente. É um facto que é muito imp...

  • Anónimo

    Parabéns pelo artigo fantástico

  • Anónimo

    Viva o cozido á portuguesa, e a feijoada à transmo...