Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




7854732_jV0Gv.jpeg

A notícia chegou  este domingo: "O Assinatura vai fechar e comemora com um grande banquete", referia o título da missiva. Logo abaixo, a abrir o texto, sem grandes lamentos ou explicações, um mea culpa: "após completar 5 anos, reconhecemos que o projecto gastronómico que tínhamos, falhou". 

 

Era um desfecho de que se falava já há algum tempo. De facto, apesar das boas criticas e de momentos altos nos primeiros 2, 3 anos, com Henrique Mouro, sempre achei que faltava algo a este restaurante para vencer.

 

A localização, a decoração, o ambiente, são para mim três factores que podem se letais para um restaurante, mesmo quando a proposta gastronómica é boa e o preço comedido. Para mim, estes factores estiveram na base do insucesso do Assinatura, que foi agravado com os últimos tempos conturbados na era Henrique Mouro e que levaria à saída do chefe.

 

Vi na entrada de João Sá uma oportunidade para que algo mudasse, nomeadamente a decoração. Contudo, continuou tudo na mesma, até mesmo o painel ao fundo, com a assinatura bem visível do antigo chefe inscrita na parede. João Sá mal teve tempo de aquecer os fogões e saiu para dar lugar a Vítor Areias, que embora revelasse talento, caiu no sitio errado à hora errada. Pouco mudou e o final adivinhava-se. Naquele cenário acho que até poderia ter entrado José Avillez, que a notícia que recebemos ontem sobre o "fim" chegaria na mesma, mais cedo ou mais tarde.

 

Porém, os responsáveis pelo restaurante querem fechar com dignidade e não num registo lamechas ou azedo, pelo que anunciam para hoje e amanhã (ou seja 29 e 30 de Junho), um menu a que chamaram "o grande banquete". Segundo o comunicado, o actual chef João Pereira "tem carta branca para tudo, até para definir o nº de pratos que quer servir". O jantar  "será acompanhado por grandes vinhos, como os que fazem parte da nossa carta" e terá um custo de 49 euros. 

 

Quem quiser estar presente o "grande banquete" de despedida poderá fazê-lo pelos meios habituais. Telefone: 21 386 7696  // email: reservas@assinatura.com.pt 

 

Posts Relacionados: 

Uma Cozinha com Assinatura

João Sá deixa Assinatura e Vítor Areias assume chefia

Assinatura: sai Henrique Mouro, entra João Sá

 

 

 

Leia ainda:

publicado às 12:26


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog