Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




thumbnail-6.jpeg

 

"Foi efectuada uma reserva em seu nome para o Ritz Secret Room by Sangue na Guelra", dizia o convite, que prometia uma experiência "secreta" com "intimidade", "provocação" e "mistério", na suite presidencial do hotel mais emblemático de Lisboa. Eh lá... Sábado ao fim da tarde, já com o check-in efectuado subo ao ao último andar do belo hotel desenhado pelo arquitecto Pardal Monteiro com a curiosidade aguçada. Será que a Madonna está metida ao barulho?
 
 
Somos recebidos no quarto da mega suite e ainda que não houvesse vestígios da material girl, tínhamos a Alice, ora deitada na cama muito na sua, ora a passear de roupão entre os convidados, sem se mostrar muito incomodada por estes estarem a invadir o seu espaço. Na verdade, a moça não ligou a ponta de um chifre àquela gentinha (a começar por mim) e até se foi divertindo, ao longo do jantar, apagando as luzes da sala (deixando-nos à luz das velas) quando lhe apetecia. Mas não chegou a haver a intimidade prometida (vou processá-los por isso), talvez porque havia demasiados colegas na sala, ou até talvez porque a Alice não era uma sonâmbula excêntrica alojada no hotel, mas sim uma performer contratada pela organização para dar um toque de habanero ao Secret Room.  
 

"Esta ideia surge na sequência de um jantar que organizámos no Varanda (o restaurante do hotel) no âmbito do Sangue na Guelra", explica Ana Músico, da Amuse Bouche, que com Paulo Barata, organiza o Sangue na Guelra. Segundo ela, nesse jantar "houve um choque entre duas culturas". Porém em vez de os afastar, esse acontecimento aproximou as partes, o que levou Diana Castello Branco, directora de comunicação do hotel a lançar o repto à dupla. "A Diana ligou a desafiar-nos. Queria que fizéssemos qualquer coisa nesta suite e então resolvemos explorar o ambiente e conceito de quarto com dramatismo", refere a co-organizadora, explicando que este é o quarto da Alice e que nós somos seus convidados. "Como estamos no Ritz", prossegue, "preparámos um programa que nos levou quase a loucura: 6 jantares únicos e irrepetíveis". Ai Alice no que te estás a meter...

 

Já do lado do hotel, Diana Castello Branco explica que "o Ritz é um clássico desde a sua origem e não queremos mudar", adiantando ainda que "é muito raro pessoas que não estão hospedadas visitarem esta suite". Já quanto aos jantares, que são abertos ao exterior mas que são muito a pensar nos clientes do hotel, a Directora de Comunicação refere que clientes gostam muito de experiências únicas sejam eles "mais clássicos, novos ou velhos".

 

Portanto, cada jantar, avança a organização, "será uma experiência única, com uma performance artística, que cruza a cozinha irreverente dos chefes internacionais com o talento de artistas portugueses convidados". O primeiro Secret Room será já 14 de Abril com o basco Eneko Atxa, chef do Azurmendi, 3* Michelin, e  38º do W50 Best - Espanha). Seguem-se Alex Atala (D.O.M, 2* Michelin e 16º do W50 Best - Brasil), a 25 de Abril, Mauro Colagreco (Mirazur, 2* Michelin e 6º do W50 Best - França), em Setembro, e Toño Perez (Atrio, 2* Michelin, Espanha), em Outubro. Ainda segundo a organização, cada jantar será acompanhado de um conjunto de vinhos nacionais e internacionais "referências de topo da Sogrape, Bairrada, Château d’Yquem". Além dos dos 4 chefes já fechados Paulo Barata anunciou, ainda sem data, igualmente a presença de Rasmus Kofoed, do Geranium (Dinamarca) e Enrico Crippa do Piazza Duomo (Itália), ambos com 3* Michelin e 19º e 15º do mundo da lista do W50 Best.

 
Cada chefe viajará com membros da sua equipa sendo que o grosso do trabalho será prestado pela equipa do Ritz, comandada pelo chefe Pascal Meynard, que testou o modelo neste encontro/ensaio tendo como convidado Pedro Pena Bastos (Chefe Revelação dos "Preferidos" do Mesa Marcada 2016). 
 
thumbnail-5.jpeg
O momento carabineiro da noite, com condimento de de caril vermelho e gengibre, pickles de daikon. É sempre muito agradável o toque oriental que Pascal Meynard dá à sua cozinha francesa. 
 
thumbnail-8.jpeg
(tudo ou quase tudo do) pombo e topinambour, de Pedro Pena Bastos. Alguém na mesa dizia: "o prato da noite!"
 
thumbnail-7.jpeg
Os belos queijos da Manteigaria Silva, afinados por eles, marcaram presença (e estarão presentes em todos os jantares), ainda que a Alice não lhes tenha tocado.
 
thumbnail-10.jpeg
A Suite Presidencial do Ritz tem o tamanho de um bom apartamento mas ainda foi necessário reservar um quarto ao lado para montar uma cozinha de apoio, sendo que uma boa parte da confecção foi preparada no piso térreo, na cozinha do Varanda.
 
thumbnail-3.jpeg
 
E há que dizer que o ensaio correu muito bem. Ainda não houve Barca Velha, Château d’Yquem ou constelação de estrelas, mas houve Ferreirinha Reserva Especial 2009 e dois chefes que só por razões que nada têm a ver com a sua qualidade, não constam no guia vermelho.
 
 thumbnail-2.jpeg
 

Para ter acesso ao décimo piso do Ritz e um dos vinte lugares do Secret Room nas datas anunciadas será necessário desembolsar no mínimo 550 euros, podendo o valor variar de acordo com o convidado e a selecção de vinhos. Perante este número, adivinha-se que alguns sonhadores dirão entre dentes, "you killed my vibe, bitch!", enquanto que os mais realistas recorrerão antes à expressão: "it's the Ritz, stupid!", o que traduzido para português dá qualquer coisa tipo, “ah pois é, bébé!”. Para mais informações e garantir a possibilidade de flirtar a Alice, o Eneko, o Alex, o Mauro, o Toño, o Rasmus e/ou o Enrico:  reservas@sanguenaguelra.pt

 
 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:13


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira as listas completas



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub



Calendário

Fevereiro 2018

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728

Comentários recentes


subscrever feeds