Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




SanguenaGuelra16_GVillaverde3.jpg

Missão cumprida (mas não finalizada) com um Simpósio bem sucedido e um festival de comidas de rua - que pela qualidade e diferença deveria ter tido mais gente - o Sangue na Guelra 2017 prossegue, em Lisboa, no modelo original que lhes deu fama, cá e fora de portas, a dos jantares Young Chefs With Guts, a várias mãos, com head chefs emergentes de restaurantes de topo a nível nacional e mundial. 

 

SanguenaGuelra16_GVillaverde1.jpg

Este ano, os jantares realizam-se em 4 restaurantes diferentes, com o Bistro 100 Maneiras e o Varanda do Ritz Four Seasons a juntarem-se à 1300 Taberna e ao Alma, que acolheram outros eventos do grupo no passado. Quanto a chefes, além de vários jovens promissores portugueses, destaca-se a presença de nomes como Chase Lovecky (The Clove Club, Londres, Inglaterra - 1* estrela Michelin; Nº26 W50Best), Takahiko Kondo (Osteria Francescana, Modena, Itália - 3*** Michelin e nº2 do W50Best), Karime Lopez (Central, Lima, Peru - Nº5 W50Best) e Jordan Bailey (Maaemo, Oslo, Noruega - 3*** Michelin , Nº79, W50Best).

 

A organização promete "irreverência, conhecimento e criatividade" e como tem sido apanágio de edições anteriores, pratos confeccionados com peixes e ingredientes marinhos da costa portuguesa, prosseguindo assim uma das causas do festival no que diz respeito à sustentabilidade e ao incentivo ao consumo de espécies diversificadas e em maior abundância - um papel cujo o mérito muito se deve, também, a Pedro Bastos, o nosso entrevistado do último Menu de Interrogações (quem andou distraído pode - deve - ler a entrevista, aqui).  

 

Eis o programa das festas:

 

Dia 14 de Maio, no Bistro 100 Maneiras, (com escolta de Ljubomir Stanisic), vão estar: Milton Anes (LAB by Sergi Arola *), Chase Lovecky (The Clove Club *), Leandro Carreira Fábio Quiraz (Paparico).

 

Dia 15 de Maio, o  Alma, de Henrique Sá Pessoa, no Chiado, recebe o casal Takahiko Kondo (Osteria Francescana ***) e Karime Lopez (Central).  

 

Já no 16 de Maio, o clássico Varanda Ritz Four Seasons recebe os chefes Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho *), Jordan Bailey (Maaemo ***), Ricardo Machado (Beco-Cabaret Gourmet), que serão a acompanhados pelo chefe anfitrião Carlos Cardoso.

 

Por fim, mas não menos relevante, no dia 22 de Maio, a encerrar o Sangue na Guelra 2017, no restaurante 1300 Taberna, de Nuno Barros, haverá o jantar O Rio, ficando os chefes Pedro Almeida (Midori), Pedro Pena Bastos (Esporão), Rodrigo Castelo (Taberna Ó Balcão) e Emília Reis (Vista) responsáveis por nos aprsentarem as suas propostas com espécies de água doce dos nossos rios. 

 

SanguenaGuelra16_GVillaverde2.jpg

 

Todos os jantares terão início às 19h30 (para não mais do que 60 pessoas) e o preço será de 130€  - menus com mais de uma dezena de momentos, entre amuse-bouches, pratos principais e sobremesa). As reservas podem ser feitas através de reservas@sanguenaguelra.pt.

 

O Mesa Marcada é parceiro oficial de media do Sangue na Guelra

 Fotos: edição de 2016, por Gonçalo Villaverde 

 

Posts Relacionados:

 

E vai um festival de Comida de Rua no fim de semana? 

Sangue na Guelra arranca arranca com o Simpósio esta 6ªFeira 

 

Leia ainda:

publicado às 17:59


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Patrocinador Mesa Marcada


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Calendário

Maio 2017

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Comentários recentes