Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Euskalduna_Team_1.jpg

O Euskalduna faz três anos e, para celebrar o momento, a equipa desce a Lisboa para efectuar dois jantares nos dias 5 e 6 de Dezembro, na The House of Hope and Dreams, em Belém. Com esta decisão, Vasco Coelho Santos, que tem por hábito celebrar sempre de uma forma especial, pretende “dar a oportunidade de mostrar o nosso trabalho a quem está na capital e não tem a oportunidade de nos visitar”.

 

 

A capacidade do espaço para este pop up será de 40 lugares, mais do dobro do actual, com um sitting único e à mesma hora, às 20h. A equipa promete trazer à capital “um ambiente intimista e o conceito do Euskalduna”, que como se sabe trabalha apenas com um menu de degustação composto por 10 momentos. “Estamos durante todo o ano no Porto e é importante, para nós, mostrar aquilo que se faz no norte do país aos apaixonados por gastronomia como nós”, acrescenta o Chef portuense.

 

Para os mais distraídos é de lembrar que o restaurante de Vasco Coelho Santos tem sido uma das grandes sensações do panorama restaurativo do Porto, e do país, dos últimos anos. Prova disso foi a conquista do 8º lugar em restaurantes e da 9ª posição como chefe, nos “10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos do Mesa Marcada”, em 2017, o que lhes valeu a conquista dos prémios especiais Restaurante Destaque do Ano e Chefe Revelação do Ano dessa edição. Já este ano, relativamente aos prémios de 2018, a sua prestação na classificação melhorou ao subirem para 6º e 5º lugares da lista nas mesmas categorias (restaurantes e chefes).

 

Ainda em relação ao jantar, este terá um custo de 150€/pessoa (pairing de vinhos incluído) e as reservas deverão ser realizadas através do e-mail reservas@euskaldunastudio.pt ou do telefone +351935335301.

 

O fecho aos fins de semana

 

De realçar ainda que, recentemente, o Euskalduna anunciou que a partir de 1 de janeiro de 2020, o restaurante passará a encerrar aos fins de semana. Ou seja: continuará aberto só ao jantar, mas de segunda e sexta e não de terça a sábado, como aconteceu nestes primeiros três anos de vida.

 

"Com esta mudança queremos garantir melhor qualidade de vida e de trabalho a todos. Face aos horários tão difíceis, com implicações ao nível da vida daqueles que trabalham na restauração, esta mudança pretende garantir que a equipa - que se mantém desde o primeiro dia - continue com capacidade para fazer melhor e com vontade de crescer num mercado com condições de trabalho tão complicadas”, alegou na altura Coelho Santos que adiantou ainda que se trata de um privilégio especial, mas necessário. "É um luxo decidirmos fazer isto. No entanto, é importante que estejamos bem não só fisicamente, mas emocionalmente. Para mantermos este projeto e, também, para que os nossos clientes sintam o nosso crescimento e melhoria".

 

A questão dos horários pesados na restauração é um assunto muito na ordem do dia um pouco por todo o mundo. Porém, esta decisão de fechar ao Sábado, naquele que costuma ser o dia mais forte da semana, não tem precedentes em Portugal, a este nível, que se saiba - e mesmo lá fora só conheço o caso do Septime, em Paris, que tomou essa opção, por questões idênticas, mas também por estarem sempre cheios, não facturarem mais nesse dia do que nos outros e porque os custos laborais ao fim de semana são mais elevados em França. Haverá por cá mais alguém que lhes siga os passos?

 

 

 

Leia ainda:

publicado às 14:50


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Duartecalf a 22.10.2019 às 16:48

Pegando na questão do fecho ao sábado, no ano passado em Paris "vi-me grego" para arranjar um restaurante que me apetecesse aberto ao sábado. David Toutain e Saturne, por exemplo, estavam fechados. E mesmo o L'Arpége julgo que também.

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Veja as listas completas aqui



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Calendário

Outubro 2019

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes

  • Anónimo

    Muito obrigado pela conversa bem interessante.Sei ...

  • Adriano

    A única maneira de responsabilizar pelo no show é ...

  • Duartecalf

    Obrigado pela longa e interessante resposta.Afinal...

  • José

    Na realidade cada pessoa interpreta um texto à sua...

  • Duartecalf

    Admitindo que todos os restaurantes podem ter a po...