Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A relação entre Sergi Arola e Portugal vem de há algum tempo, pelo menos 7 anos, desde que em 2008 abriu o Arola no Penha Longa Resort em Sintra. Um espaço descontraído onde, num ambiente agradável em profunda ligação com a natureza envolvente, oferece interpretações pessoais da cozinha mediterrânica tradicional, servidas como tapas.
Recentemente a ligação de Sergi Arola a Portugal tornou-se mais forte, e pode dizer-se que mais séria, com a abertura do LAB by Sergi Arola, também no Penha Longa Resort e que tem como Chefe de Cozinha Milton Anes.
Neste novo espaço pode desfrutar-se de uma cozinha personalizada e mais elaborada. Interpretações e criações que refletem o percurso de Arola e o momento corrente do seu trabalho. Um espaço repleto de paixões de Sergi Arola, também com uma profunda ligação à natureza envolvente, e em que se pretende proporcionar uma experiência gastronómica total e completa, com um serviço mais personalizado e cuidado. Um experiência que envolve os aspetos organoléticos e o despertar de um conjunto de sensações e emoções para além daqueles.
De um convite para conhecer o espaço e o menu ficaram-me sobretudo na memória a intensidade dos sabores e as emoções e narrativas para além da comida. Este último aspeto é bem ilustrado pelo início e final da refeição. Esta começa com alguns dos petiscos clássicos, inspirados nas visitas de Arola a bares nas mais diversas regiões de Espanha: de Barcelona a Bomba de la Barceloneta, de Madrid a Bocata de Calamares, do País Basco a Empada de Atum, de Cádiz a Tortita de Camarões, sem esquecer as bem difundidas por toda a Espanha, e quase uma das tapas assinatura de Arola, as Batatas Bravas. Chegam-nos numa interpretação plena de sabor, que nos remete para as originais, mas de uma forma leve e sofisticada.
A refeição termina com uma re-interpretação de vários clássicos doces, mas apresentados em forma de tapas, quase idênticas às do início. Na versão doce servem um piña colada, uma esponja de pêra bêbada, uns cones de chocolate, um tiramisù e uma tarte de maçã. Uma forma leve e lúdica de transmitir estes sabores e terminar a refeição, mas que também transmite a sensação do fechar do ciclo, o da refeição ou o da máquina do tempo tão presente no restaurante e cujo ritmo é comandado por Pedro Fonseca.
Pelo meio um conjunto de momentos bem interessantes, e de características diversas, dos quais destaco em particular os proporcionados pelas Molejas assadas com a nossa mistura de especiarias e mostarda antiga, com as suas notas terrosas e aromas e sabores fortes que imediatamente nos remetem para o ambiente de um bosque.
E pelo Linguado assado com beterraba amarela em crosta de sal, de sabores mais suaves e maior subtileza.
Central no espaço do restaurante é também a adega com uma oferta de mais de 500 referências, com uma percentagem elevada de vinhos nacionais, sendo o escanção Ricardo Rodrigues.
Fotos cedidas pelo restaurante.
Contactos:
LAB by Sergi Arola - Penha Longa Resort - Estrada da Lagoa Azul Sintra - Linhó 2714 - 511 Portugal
T: +35 1 21 924 9011