Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma pausa de hora e meia com Ferran Adrià

por Duarte Calvão, em 24.01.14

Uma entrevista ou palestra de Ferran Adrià é sempre uma ocasião para reflectirmos e aprendermos. Esta, exibida nesta segunda-feira no Programa Roda Viva, da TV Cultura, no Brasil, é imperdível. Mesmo quando as perguntas não são especialmente pertinentes, as respostas são sempre inteligentes e interessantes. Dura cerca de hora e meia e vale cada segundo. Num outro contexto, quem tiver Ipad, também não pode perder, até porque é gratuita, a aplicação "Adrià em Casa", com receitas do chefe catalão e da antiga equipa do El Bulli, posta recentemente à disposição de todos. 

Leia ainda:

publicado às 11:15


1 comentário

Imagem de perfil

De Paulina Mata a 28.01.2014 às 13:00

Só ontem à noite consegui ver. O formato não é o ideal, antes pelo contrário. Algumas perguntas foram interessantes e pertinentes, a maioria nem por isso. A maioria das respostas foi.
Lembrei-me muito de uma sessão de quase 2 horas e meia com o Ferran Adrià a que assisti em Londres. Curiosamente foi sobre ela que escrevi no meu primeiro post no Mesa Marcada:
http://mesamarcada.blogs.sapo.pt/388370.html

Uma coisa que digo muitas vezes em palestras e aos meus alunos é que na minha opinião num menu de degustação nem todos os pratos têm que ser bons. Um menu de degustação é diferente de uma refeição à carta e há a oportunidade de produzir sensações e emoções de uma forma diferente. É essa sequência de sensações e emoções que é importante e não cada uma delas individualmente. E nalguns casos é perfeitamente pertinente incluir pratos que causem sensações menos agradáveis, ou até um pouco desagradáveis. Gostei de ouvir isso também nas respostas do Adrià. Mas claro que até para isso é preciso conhecimento. Não é incluir qualquer coisa mal feita.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog