Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma pausa de hora e meia com Ferran Adrià

por Duarte Calvão, em 24.01.14

Uma entrevista ou palestra de Ferran Adrià é sempre uma ocasião para reflectirmos e aprendermos. Esta, exibida nesta segunda-feira no Programa Roda Viva, da TV Cultura, no Brasil, é imperdível. Mesmo quando as perguntas não são especialmente pertinentes, as respostas são sempre inteligentes e interessantes. Dura cerca de hora e meia e vale cada segundo. Num outro contexto, quem tiver Ipad, também não pode perder, até porque é gratuita, a aplicação "Adrià em Casa", com receitas do chefe catalão e da antiga equipa do El Bulli, posta recentemente à disposição de todos. 

Leia ainda:

publicado às 11:15


5 comentários

Imagem de perfil

De Paulina Mata a 28.01.2014 às 13:00

Só ontem à noite consegui ver. O formato não é o ideal, antes pelo contrário. Algumas perguntas foram interessantes e pertinentes, a maioria nem por isso. A maioria das respostas foi.
Lembrei-me muito de uma sessão de quase 2 horas e meia com o Ferran Adrià a que assisti em Londres. Curiosamente foi sobre ela que escrevi no meu primeiro post no Mesa Marcada:
http://mesamarcada.blogs.sapo.pt/388370.html

Uma coisa que digo muitas vezes em palestras e aos meus alunos é que na minha opinião num menu de degustação nem todos os pratos têm que ser bons. Um menu de degustação é diferente de uma refeição à carta e há a oportunidade de produzir sensações e emoções de uma forma diferente. É essa sequência de sensações e emoções que é importante e não cada uma delas individualmente. E nalguns casos é perfeitamente pertinente incluir pratos que causem sensações menos agradáveis, ou até um pouco desagradáveis. Gostei de ouvir isso também nas respostas do Adrià. Mas claro que até para isso é preciso conhecimento. Não é incluir qualquer coisa mal feita.

Comentar post



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog