Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Com a presença do próprio Martín Berasategui (na foto), vai ser anunciado numa conferência de Imprensa na quarta-feira da próxima semana, dia 23, um dos projectos mais aguardados de Lisboa, o Fifty Seconds, restaurante do grupo hoteleiro Sana na Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações, no topo do hotel Myriad. O consagrado chefe basco, que, além de três estrelas Michelin no restaurante que leva o seu nome em Lasarte, nos arredores de San Sebastián, tem outras três no Lasarte, em Barcelona (chefe executivo Paolo Casagrande) e mais duas no MB, no hotel Abama, em Tenerife, terá como chefe executivo o português Filipe Carvalho, que foi subchefe do restaurante de Barcelona na altura em que conquistou a terceira estrela, e como chefe de pastelaria a portuguesa Maria Gonçalves, também nos últimos tempos no mesmo hotel. Como chefe de sala outro português, Inácio Loureiro, durante vários anos escanção na Fortaleza do Guincho, que chegou a integrar a equipa do Epur, o restaurante que Vincent Farges acaba de abrir em Lisboa após um longo processo. Já o escanção será mais um português, Marc Pinto, nos últimos cinco anos a trabalhar igualmente no Lasarte.

 

O Fifty Seconds deverá abrir entre finais de Setembro e início de Outubro, estando as obras a decorrer, bem como o treino da equipa, que em parte deverá decorrer nos restaurantes espanhóis de Berasategui. O aguardado anúncio do novo restaurante, que fica a 140 metros do solo (50 segundos será o tempo para chegar lá de elevador...) e por isso mais perto das estrelas, ocorre quase em simultâneo em Espanha, já que na manhã seguinte Martín Berasategui dará uma conferência de Imprensa sobre o assunto em San Sebastián.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:55

Quem são os pais da cozinha moderna portuguesa?

por Duarte Calvão, em 21.03.18

 

Aqui está um bom artigo, que foi tema de capa da última revista “Evasôes”, do Diário de Notícias. É interessante verificar um certo acordo entre as pessoas consultadas quando se pergunta quais os “pais” da moderna cozinha portuguesa e julgo que as opiniões estão bem fundamentadas. Paulina Mata, Teresa Vivas, Virgílio Gomes, Paulo Amado, Fortunato da Câmara e eu próprio (desculpem a presença, os outros fazem declarações bem mais completas, por isso vale a pena). É importante saber de onde viemos e quem mais contribuiu, por vezes pagando um preço elevado pela ousadia, para o bom momento que a nossa cozinha atravessa. Artigo completo a ler aqui.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:06

Milton Anes sai da Penha Longa e vai para Seteais

por Duarte Calvão, em 15.03.18

Depois de seis anos no hotel da Penha Longa, nos últimos a chefiar o Lab, onde ganhou uma estrela Michelin, Milton Anes saiu agora para se dedicar a “construir” um restaurante num dos lugares mais bonitos de Portugal, o histórico hotel Palácio de Seteais (na foto), também em Sintra. “Olho para este período na Penha Longa de forma muito positiva, mas julgo que estava na hora de apostar na minha cozinha”, declara o chefe português, de 30 anos, que trabalhava sob a direcção do conhecido chefe espanhol Sergi Arola. Para já, parece ser Vladmir Veiga, que estava com Milton Anes há já vários anos, que o vai substituir no Lab.

 

Nascido em Paris de uma família de emigrantes de origem transmontana, Milton Anes tem um currículo invejável. Entre outros locais, depois de ter estudado hotelaria em Santa Maria da Feira, trabalhou como estagiário no Pestana Palace, em Lisboa, ao tempo chefiado por Aimé Barroyer, no Eleven, no Tavares (no tempo de José Avillez), no hotel Bristol, em Paris, e no Belcanto. “Vai ser um processo lento, ninguém espere ir a Seteais nos próximos tempos e encontrar tudo mudado. Vamos fazer algumas obras na cozinha, estou a formar equipa e a ver como tirar o melhor partido deste lugar magnífico”, explicou o novo chefe ao Mesa Marcada.

 

 Milton Anes

 

O restaurante do hotel Palácio de Seteais, que está integrado na cadeia Tivoli, que mudou recentemente de proprietários, nunca teve a fama do edifício que o alberga. Na verdade, este hotel de 30 quartos, sempre foi mais procurado pelos seus lanches, muitas vezes apreciados no terraço sobre os jardins, ou como local para banquetes e casamentos. Como chefe executivo, Milton Anes terá também responsabilidade sobre estas vertentes, incluindo pequenos-almoços. Os almoços, segundo o chefe, irão mais pela cozinha tradicional, sendo aos jantares, para cerca de 40 pessoas, onde se poderá ver melhor a personalidade do novo chefe.  “Deram-me carta branca para trabalhar e estou muito entusiasmado. Sei que é difícil, até por estarmos fora dos grandes centros urbanos, mas já estou habituado”.

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:24

Morreu Açucena Veloso

por Duarte Calvão, em 11.02.18

Acucena.jpg

Acabo de ter uma das notícias mais tristes dos últimos tempos. Vítima de um desastre de automóvel, morreu hoje Açucena Veloso, uma das melhores pessoas que eu conhecia. Ainda ontem estive com ela no Mercado 31 de Janeiro, nas Picoas, onde trabalhava desde os nove anos. Nem sei o que dizer, de tão atordoado que estou. Os meus pêsames à sua família e aos muitos amigos que deixa, certamente partilhados pelo Miguel Pires e por muitos dos nossos leitores. Açucena Veloso, com a sua incomparável alegria e força de viver, deixa um enorme exemplo para todos.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:35

O preço nos restaurantes e outras ninharias

por Duarte Calvão, em 30.01.18

Já todos ouvimos este tipo de considerações indignadas sobre restaurantes. Ou, se calhar, talvez nós próprios as fizemos. Eu próprio já as devo ter feito, mas prefiro não fazer esforços de memória, que agora não me dá jeito...” São uns ladrões!”, exclamam. “Pediram-me quase 30 euros por um prato que tinha dois filetes pequenos de linguado, com umas cenourinhas e um molho qualquer”. Os mais exaltados enriquecem a narrativa: “Ainda no outro dia vi que o quilo de linguado estava a 22 euros, estão a ver o que é que aqueles gatunos lucram. Vão roubar p’rá estrada, a mim não me apanham mais lá!”.

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:29

Quem quiser provar a cozinha de André Lança Cordeiro no Local, o minúsculo restaurante que tanto êxito fez no Príncipe Real, em Lisboa, nos últimos meses, tem só até à próxima quarta-feira, dia 31, para o fazer. É que o chefe, de 38 anos, está de saída em busca de novos projectos. “Desde que vim de França há uns dois anos que tinha como objectivo encontrar um espaço 100% próprio, em que possa fazer o que quiser. A receita já está a ser preparada”, explicou ao Mesa Marcada.

 

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:54

Gastronomia de Lisboa na Netflix

por Duarte Calvão, em 11.01.18

É já amanhã, sexta-feira, que estreia a série documental “Somebody Feed Phil” que aborda a gastronomia de seis cidades, entre as quais Lisboa, realizada especialmente para a Netflix. A informação da produtora diz que a estreia será na Netflix norte-americana e não sei bem se já estará disponível para quem tem o serviço em Portugal. Mas, se não for agora, será uma questão de pouco tempo até a podermos ver por cá. A série é protagonizada pelo argumentista, escritor e apresentador nova-iorquino Phil Rosenthal e o episódio lisboeta teve a participação empenhada de Miguel Pires, que, como se vê na fotografia e também no trailer oficial, enfrentou com denodo monstros marinhos à mesa do Ramiro. Também este que vos escreve teve participação, mas julgo que bem mais discreta e fugaz, por isso podem assistir sem receio.

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:21

Rui Silvestre, o chefe que há dois anos conquistou uma estrela Michelin para o Bon Bon, no Carvoeiro, acaba de sair do restaurante para um novo projecto, perto da Quinta do Lago, que deverá abrir ainda antes do Verão. E ainda antes, muito em breve, deverá abrir em Lisboa o Quorum, na Rua do Alecrim, num espaço de 40 lugares onde outrora funcionou o Storik e mais recentemente o pop up Sem Título, no conhecido prédio da autoria do arquitecto Siza Vieira. Por enquanto, não se sabe quem substituirá Rui Silvestre no Bon Bon, que fica habitualmente fechado nesta época do ano, só reabrindo em Fevereiro. Os sete elementos da equipa de cozinha acompanharam o chefe na saída.

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:55

Jamie Oliver já não deve demorar

por Duarte Calvão, em 31.12.17

 

JOI_portas.jpg

 

Já tem letreiro com o nome e cartazes a solicitar contacto aos interessados em entrar para a equipa de sala (na foto). Ou seja, tudo indica que não deve demorar muito para abrir em plena praça do Príncipe Real, em Lisboa, o primeiro restaurante do célebre chefe e apresentador de televisão Jamie Oliver. Curiosamente, não se tem visto muito movimento de obras, algo estranho quando se sabe que ali funcionava uma agência bancária (como aqui mostrámos, há quase um ano) e que, portanto, a adaptação para restaurante não deva ser fácil.

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:16

André Magalhães já abriu Taberna Fina

por Duarte Calvão, em 19.12.17

 

 

Finalmente, está aí, a Taberna Fina, o novo conceito que André Magalhães já abriu em pleno Largo do Camões, no Chiado, a poucos passos da sua célebre Taberna da Rua das Flores. “Estamos em soft opening durante as próximas semanas, há ainda muita coisa a afinar”, sublinha o mais famoso taberneiro de Lisboa, que ainda por cima, devido a uns problemas de saúde, vai estar ausente até ao fim do ano. Mas já se pode reservar um dos 24 lugares e apreciar um único Menu Degustação (56 euros), com três snacks, um amuse bouche, uma entrada, um peixe, uma carne, uma pré-sobremesa, uma sobremesa e petit fours:

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:54


Pub


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Patrocínio


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira as listas completas



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub



Calendário

Maio 2018

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes

  • L. Baptista

    Concordo plenamente. O verdadeiro "pão de cabeça" ...

  • André Miguel

    Off topic: então o Henrique Mouro está no Areias d...

  • Espetáculo!

  • João Faria

    Descobri-a há uns bons anos, lá fora. Desde então,...

  • Ana Paula

    OláEncontrei essa couve no Pingo Doce este fim de ...


subscrever feeds